PRESS-RELEASE


Formação, Desempenho e Avaliação de PROFESSORES


UM LIVRO QUE FAZ UMA REFLEXÃO, E SUGERE O DEBATE, SOBRE A CONDIÇÃO DO PROFESSOR.

A apresentação do livro está agendada para o dia 12 de Maio, na FNAC de Braga.

A Edições Pedago acaba de publicar o livro “Formação, Desempenho e Avaliação de PROFESSORES”, um livro de João Formosinho, Joaquim Machado e Júlia Oliveira-Formosinho, que pretendem trazer para a reflexão e o debate a condição do professor, sublinhando o desenvolvimento profissional enquanto prática social e a importância da aprendizagem inter-pares para a transformação das práticas profissionais, assumindo a investigação-acção um papel valioso na construção de conhecimento prático relevante.

Neste livro, são abordados importantes obstáculos ao caminho de desenvolvimento profissional e de práticas pedagógicas de qualidade, entre eles, a mobilidade compulsiva dos professores promovida pelo sistema nacional de colocações e os contextos burocráticos que limitam a intervenção pedagógica dos docentes, ao mesmo tempo que promovem o medo de tomar decisões diferentes das superiormente decididas, convidam à não-acção e promovem um desempenho burocrático da docência.
É problematizada a condição docente, que comporta várias concepções do que é ser professor, concepções essas que originam várias perspectivas acerca do que deve ser a carreira dos professores e do que deve ser a avaliação do desempenho docente, sendo que todas afirmam o “profissionalismo” dos professores, mas divergem no que respeita à diferenciação profissional e alimentam diferentes respostas para a organização da escola e a regulação do exercício da docência.

Porém, até ao momento, nenhum outro livro se debruçou em simultâneo sobre as três questões que a avaliação dos professores envolve: a formação, o desempenho e a avaliação. Estes três temas são aqui tratados com rigor e de forma inter-ligada. Os autores apresentam-nos uma reflexão profunda sobe o modelo de avaliação dos professores, extraindo conclusões imprescindíveis tanto para a condução do processo avaliativo como para a reflexão critica acerca desse modelo em vigor.