ENTREVISTAS

. Entrevista Cadernos de Educação de Infância: "À conversa com Júlia Oliveira-Formosinho"

CEI - Avaliação de desempenho docente: em seu entender qual será o pilar fundamental para uma avaliação desempenho que aposte no desenvolvimento profissional e na melhoria da organização e do sistema?
Júlia Formosinho - A avaliação do desempenho docente tem, em meu entender, um pilar fundamental na relação simbiótica entre o desenvolvimento profissional da educadora e o envolvimento das crianças nas actividades e projectos. O progresso na carreira docente das educadoras precisa ser visto em relação com aquilo que é a sua grande finalidade; isto é, a qualidade do contexto educativo como gerador de oportunidades reais para as crianças e famílias. Tenho, neste momento, uma doutoranda a experimentar com um grupo de educadoras que está a avaliar, uma estratégia colaborativa que se situa neste entendimento.
O referencial DQP pode dar contributos muito valiosos para este processo. O portfólio reflexivo das educadoras, se bem conceptualizado e realizado, é um apoio indiscutível para este complexo processo.