MOTIVAÇÃO DOS AUTORES

A avaliação do desempenho dos professores e a avaliação do mérito continuam na ordem do dia. Concluídas as negociações entre os sindicatos dos professores e o Ministério da Educação, a avaliação prossegue, sendo grande a insatisfação da classe docente.
Muito se tem falado e escrito sobre esta questão na comunicação social, porém, quase sempre com pouca profundidade e frequentemente com recurso a argumentos de senso-comum.
Imediatamente surgiram no mercado vários livros dirigidos a professores contendo interpretações do modelo de avaliação em vigor e inúmeros instrumentos de apoio ao processo avaliativo.
Porém, até ao momento, nenhum outro livro se debruçou em simultâneo sobre as três questões que a avaliação dos professores envolve: a formação, o desempenho e a avaliação. Estes três temas são aqui tratados com rigor e de forma inter-ligada. Os autores apresentam-nos uma reflexão profunda sobe o modelo de avaliação dos professores, extraindo conclusões imprescindíveis tanto para a condução do processo avaliativo como para a reflexão critica acerca desse modelo em vigor.